I Curso de Capacitação em Hóquei Sobre a Grama
GNo último sábado, 18 de Junho, aconteceu na cidade de Guaramirim – SC, o primeiro Curso de Capacitação de Hóquei Sobre a Grama/ Indoor realizado na região Norte do Estado.
Santa Catarina confirma favoritismo no Brasileiro
Os dois times representantes de Santa Catarina confirmaram todo o seu favoritismo e venceram todas na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Hóquei Feminino.
ESCOLA GUARAMIRIENSE DE HÓQUEI INDOOR
A escolinha Guaramiriense de Hóquei Indoor surgiu através da idéia da atleta da seleção brasileira de hóquei Djeniffer Dombrowicz Vasques, moradora da cidade de Guaramirim...
HISTÓRIA DO HÓQUEI SOBRE A GRAMA
GSegundo historiadores, há indícios de que, há pelo menos 5 mil anos, jogos de taco com bola já eram praticados na China e na Pérsia. Mas só por volta de 200 a.C houve a descoberta, no Egito...
CONVOCADOS A PARA A SELEÇÃO!
Saiu mais uma lista de convocação das Seleções Brasileiras feminina e masculina. Os nomes aqui da nossa região presentes na lista foram o da Professora do Projeto Hóquei e Cidadania (apoio do Fundesporte) Djeniffer Dombrowicz Vasques e do aluno do projeto Lucas dos Santos, de 17 anos. Foi a segunda convocação de Lucas que já havia ido para Buenos Aires, Argentina, no mês de Setembro. Os atletas irão passar por um período de treinamentos, de 10 a 22 de Dezembro, na cidade do Rio de Janeiro.
É muito bom para nossa região e para a cidade de Guaramirim ter esta representação a nível nacional.
3 FESTIVAL CATARINENSE DE ESCOLINHAS DE HÓQUEI
Neste sábado (19/11) aconteceu o 3 Festival Catarinense de Escolinhas de Hóquei. O festival aconteceu no Colégio Catarinense, na cidade de Florianópolis, e contou com a participação de escolinhas da grande Florianópolis e do Norte do Estado. O evento foi uma iniciativa dos Professores Eduardo Martins e Djeniffer Vasques. Os jogos foram realizados em duas categorias masculinas (sub 13 e sub 17) e também jogos do naipe feminino. Mais uma vez o festival foi um sucesso, contando com a participação de cerca de 75 alunos. Guaramirim com os alunos do Projeto Hóquei e Cidadania (apoiado pelo FUNDESPORTE) mais uma vez foi a cidade com maior participação, também participaram as escolinhas do Colégio Catarinense, da E.E.B. Henrique Stodieck e do projeto ASA.
Este foi mais um passo do hóquei catarinense em busca do crescimento e desenvolvimento da modalidade e da busca de novos talentos do Estado, para tanto fortalecendo o trabalho de base. Parabéns a todos os envolvidos.
ALUNO DO PROJETO HÓQUEI E CIDADANIA NA SELEÇÃO
Uma ótima notícia para o Projeto Hóquei e Cidadania, de Guaramirim, apoiado pelo FUNDESPORTE. O projeto social, após três anos de atividades, teve o aluno Lucas dos Santos Dombrowicz convocado para a Seleção Brasileira de Hóquei Sobre a Grama. Lucas, que havia feito testes físicos para a seleção no início de Setembro, viajou para Buenos Aires - Argentina - com a Seleção Brasileira para participar de treinamentos e amistosos no período de 27 a 06 de Outubro de 2011.
Na foto: Lucas, professora Djeniffer e demais convocados da seleção, no aeroporto Hercílio Luz (Florianópolis) esperando o embarque.
PROJETO HÓQUEI E CIDADANIA RECEBE RECURSOS DO FUNDESPORTE
Mais uma vez o Governo do Estado, pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, através da SDR de Jaraguá do Sul, aprovou repasse de verba para o Projeto Hóquei e Cidadania - Esporte em Prol da Criança e do Adolescente. A ajuda será utilizada para pagamento de transporte, alojamento, alimentação e compra de materiais. É o terceiro ano que o projeto recebe esta primordial ajuda do FUNDESPORTE para o melhor atendimento das crianças e adolescentes. O projeto, apadrinhado pelo Instituto Papai Noel Vasques, funciona em Guaramirim e conta com dois núcleos: E.E.B. Almirante Tamandaré (Centro) e E.E. B. São Pedro (Guamiranga) e neste ano já conta com 70 alunos na faixa etária de 09 a 17 anos.
"É uma felicidade muito grande receber este recurso. O Fundesporte é um parceiro essencial para que consigamos atender todas estas crianças. E o projeto é um sucesso, a modalidade de Hóquei Sobre a Grama e Indoor, na cidade de Guaramirim desde 2009, tem virado o xodó dos alunos. Diz Djeniffer Vasques- Professora responsável pelas aulas do projeto e atleta da Seleção Brasileira.
Parabenizamos o trabalho que vem sendo feito e também o Governo do Estado pelo apoio dado aos projetos sociais da nossa região.
PROGRAMA CONEXÃO NORTE - RIC RECORD - Suelen Farias no Projeto Hóquei e Cidadania!
Nesta última quarta-feira esteve presente em uma das aulas do Projeto Hóquei e Cidadania - Guaramirim, a repórter Suelen Raquel de Farias, do Programa Conexão Norte - RIC Record, fazendo uma matéria sobre o projeto. Com tal reportagem mais uma vez será feita a divulgação deste projeto social que atende crianças e adolescentes de 09 a 17 anos. Além de fomentar o desenvolvimento do esporte no município de Guaramirim, o projeto também tem como objetivo promover a socialização e a integração destes alunos, sabendo viver em sociedade. .
A matéria foi gravada no Colégio São Pedro - Guamiranga- Guaramirim.
Agradecemos todo o apoio dado por parte da Direção da E.E.B. São Pedro (Diretor Feto), do Professor de Ed. Física Ademir e pela oportunidade dada pela Ric Record de divulgarmos a modalidade de Hóquei Indoor e o trabalho feito nestes 03 anos de projeto.
A matéria pode ser assistida neste domingo (04/09) ás 10 H no canal Ric Record - Regional de Joinville
INÍCIO DAS AULAS ESCOLA ALMIRANTE TAMANDARÉ
Neste sábado iniciaram as aulas do Projeto Hóquei e Cidadania na Escola Almirante Tamandaré.
Aulas aos sábados das 10h as 12h.
Aulas aos sábados das 10h as 12h.
VOLTAM AS AULAS DO PROJETO HÓQUEI E CIDADANIA EM GUARAMIRIM
Após um mês reiniciam as aulas do Projeto " Hóquei e Cidadania", em Guaramirim. As aulas tiveram uma pausa pois a professora responsável, Djeniffer D. Vasques, estava representando a seleção Brasileira no Campeonato Pan American Chalenge, na cidade do Rio de Janeiro. Este sábado iniciam as aulas no Colégio Almirante Tamandaré e na segunda-feira no Colégio São Pedro.
Sábado - 10H ás 12H - Escola de Educação Básica Almirante Tamandaré (Centro)
Segunda-Feira - 17H ás 18H30 - Escola de Educação Básica São Pedro (Bairro Guamiranga)
* O projeto atende crianças de 10 a 17 anos e as aulas são totalmente gratuitas. Venha Participar!!
BRASIL CONQUISTA MEDALHAS E PRÊMIOS INDIVIDUAIS NO PAN AMERICAN CHALENGE 2011
O Pan Amercican Chalenge de Hóquei Sobre a Grama aconteceu do dia 31 de Julho a 07 de Agosto na Cidade do Rio de Janeiro-RJ. Participaram da competição países da América do Sul e Central. As seleções brasileiras se prepararam desde o mês de junho para participarem desta competição e irem em busca da vaga para a Copa Panamericana 2013. Toda a preparação envolveu além dos atletas uma comissão técnica qualificada.
No masculino, o Brasil, além da medalha de Prata conseguiu resultados individuais muito importantes para o esporte no nosso país. Daniel Tatara foi eleito o melhor goleiro da competição, Augusto França ganhou o troféu de melhor jogador e Yuri Van der Heidjen (empatado com o “França” cada um com 5 gols) conquistou o troféu de artilheiro. Além das premiações o time masculino também garantiu ,com o segundo lugar na competição, a vaga para a Copa Panamericana 2013.
Já as meninas do Brasil, assim como o time masculino, também tiveram uma conquista histórica, a primeira medalha. O Bronze veio em uma disputa acirrada contra o Paraguai ficando o placar final 2 x 1.
Escola Guaramiriense de Hóquei Indoor
Hoje a Escolinha Guaramiriense de Hóquei Indoor através do Projeto “Hóquei e Cidadania”, está funcionado em duas escolas da cidade de Guaramirim, E.E.B São Pedro e E.E.B Almirante Tamandaré.
Hóquei em Corupá –SC
O hóquei em Corupá surgiu também da iniciativa de Djeniffer Vasques e iniciou sua trajetória na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pasqualini. Em Junho de 2008 a modalidade passou a ser parte integrante da Educação Física Curricular do colégio para as turmas de 5 a 8 anos.
Em 2009 o Hóquei passou a ser praticado na E.M.E.F Francisco Mees através do Programa PAE- Programa abraçando o esporte. Este programa tem o apoio da Fundação Municipal de Esportes através do Secretário Loriano Rogério Costa (Kutcha) e do SESI.
O que é HÓQUEI INDOOR?
O hóquei indoor (Indoor Hockey, em inglês) é uma variante do hóquei em campo. O hóquei indoor foi criado na Alemanha em 1950, se espalhando rapidamente pelos outros países europeus. O primeiro campeonato oficial sancionado pela FIH – Federação Internacional de Hóquei foi realizado em 1972. A primeira copa do mundo de hóquei indoor foi realizada em Leipzig, Alemanha, em 2003, onde a seleção da casa ganhou a competição no masculino e no feminino.
O hóquei indoor difere do hóquei de grama por alguns motivos:
- O pavilhão (indoor) é um pouco menor do que ao ar livre (outdoor). Tem 18m a 22m de largura por 36m a 44m de comprimento, dividido por uma linha central. A área é composta de um semicírculo que mede cerca de 9m de cada baliza. As linha laterais marcam os lados do campo ajudando a manter a bola no campo recorrendo para isso a tabelas. O campo é feito de madeira ou de resina sintética.
- As balizas são semelhantes: 2m de altura por 3m de largura e o mínimo de 1m de profundidade e são um pouco maiores que às usadas no Handebol.
- A equipa é composta por 6 jogadores (5 jogadores e 1 Goleiro) em cada uma das equipes (total de 12 jogadores).
- O jogo é composto por 2 tempos de 20 minutos (em alguns países como Portugal/Alemanha etc., o tempo a nível de competição interna é de 25 min. cada parte).
- Os jogadores não podem bater na bola, mas somente puxá-la, desviá-la, ou empurrá-la e também não pode levantar a bola exeto na área e com a hipótese de marcar um gol.
- As bolas e os tacos (sticks) são semelhantes, mas os jogadores preferem os tacos mais finos do que do de grama, já que este é um jogo que não é possível "bater" na bola.
História do Hóquei Sobre a Grama
Segundo historiadores, há indícios de que, há pelo menos 5 mil anos, jogos de taco com bola já eram praticados na China e na Pérsia. Mas só por volta de 200 a.C houve a descoberta, no Egito, de desenhos nos muros de uma tumba encontrada no vale do rio Nilo que confirmavam a existência da versão mais próxima do hóquei de hoje. Também foram encontrados indícios do esporte na Grécia através de escavações que descobriram desenhos de jogadores de hóquei nos restos do muro da contentação
É impossível afirmar com convicção qual o país de origem do hóquei, mas o fato é que, ao longo dos séculos, o jogo se difundiu por todo o mundo. Não faltam relatos, testemunhos e documentos para ilustrar a antiguidade do esporte e sua evolução ao longo dos anos. Referências mais recentes dão conta da existência de um manuscrito segundo o qual a origem do hóquei seria a Inglaterra no ano 1175.
No começo do século XIX, o hóquei se tornou matéria obrigatória em colégios ingleses. Mas só em 1852 as primeiras regras do hóquei foram oficializadas, no Reino Unido, mas não se sabe o nome certo do criador, apenas que era inglês. O primeiro clube a surgir oficialmente foi o Blackheath Football and Hockey Club, de Londres, em 1861.
Já a Federação Internacional de Hóquei, que unificou as regras internacionais, surgiu na virada do século com a união das associações da Inglaterra, da Escócia, da Irlanda e do País de Gales.
O hóquei sobre a grama estreou como esporte de exibição nos Jogos Olímpicos de 1908 em Londres, e continuou com este status até 1920 na Artuépia. Somente em 1928, nos Jogos de Amsterdã, o hóquei passou a valer para o quadro de medalhas. Índia e Paquistão foram, até os anos 70, as grandes potências do esporte. Já as mulheres só estrearam em competições olímpicas em 1980 nos Jogos de Moscou. Hoje o esporte é popular nos cinco continentes e algumas das potências mundiais são, Argentina, Holanda, Alemanha, China, Austrália, Nova Zelândia, Inglaterra.
I Curso de Capacitação em Hóquei Sobre a Grama/ Indoor – Norte Catarinense
No último sábado, 18 de Junho, aconteceu na cidade de Guaramirim – SC, o primeiro Curso de Capacitação de Hóquei Sobre a Grama/ Indoor realizado na região Norte do Estado. O curso foi organizado pela atleta do Desterro Djeniffer Vasques, também professora de três escolinhas na região e ministrado por Eduardo Martins Junior, responsável pelo desenvolvimento na região Sul e técnico da seleção brasileira feminina. Participaram do curso professores da Fundação Municipal de Esportes de Corupá, Professores da E.E.B. São Pedro (Guaramirim) e professores do SESI de Jaraguá do Sul.
A capacitação teve o objetivo de incentivar o surgimento de mais profissionais da Ed. Física dispostos a trabalhar a modalidade e teve o apoio da CBHG. Para Djeniffer, que já vem trabalhando a modalidade desde 2008 nas cidades de Guaramirim e Corupá, o curso foi um passo importante no desenvolvimento da modalidade na região, já que entidades como a secretaria de esportes de Corupá, a E.E.B São Pedro e o SESI Jaraguá do Sul vêm sendo grandes parceiros na busca pelo crescimento do hóquei.
A capacitação teve o objetivo de incentivar o surgimento de mais profissionais da Ed. Física dispostos a trabalhar a modalidade e teve o apoio da CBHG. Para Djeniffer, que já vem trabalhando a modalidade desde 2008 nas cidades de Guaramirim e Corupá, o curso foi um passo importante no desenvolvimento da modalidade na região, já que entidades como a secretaria de esportes de Corupá, a E.E.B São Pedro e o SESI Jaraguá do Sul vêm sendo grandes parceiros na busca pelo crescimento do hóquei.
Inscrição
17:21
Djeniffer Dombrowicz Vasques
Não perca, se inscreva!
Contato
Professora Djeniffer Dombrowicz Vasques
Fone: 47 3373-0042 │9997-7539
Email: djevasques@yahoo.com.br